Na noite do dia 3 de novembro de 2024, Vinicius de Lima Britto, um policial militar que portava arma de fogo fora de serviço, assassinou um homem de 26 anos, que tentou roubar sabão em pó no mercado Oxxo, da zona sul de SP.
As imagens da câmera de segurança do mercado Oxxo mostram o momento exato em que o policial militar Vinicius de Lima Brito dispara 11 vezes pelas costas da vítima, Gabriel Renan da Silva Soares, de 26 anos.

O caso se iniciou quando Gabriel entrou no supermercado, furtou quatro caixas de sabão em pó e tentou fugir com a mercadoria. Mas, Gabriel escorregou em um papelão na saída, e, então, o policial militar que fazia compras sacou uma arma e disparou 11 vezes contra a vítima.
Em boletim de ocorrência, o policial alegou que agiu em legítima defesa pois, segundo ele, Soares havia dito que estava armado. Um outro funcionário prestou depoimento e também afirmou que Gabriel Soares teria dito estar armado.
O mesmo funcionário alegou que Gabriel furtava frequentemente aquela unidade de mercado, e na manhã daquele mesmo dia havia roubado caixas de café e bolachas.
A advogada Fatima Taddeo, também tia de Soares, contestou que a versão de legítima defesa não condiz com o crime de furto, que é praticado sem violência ou ameaça grave.
O policial envolvido está afastado das atividades operacionais, e o caso segue sob investigação pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Por: Carolina Fausto – 116503 e Millena Kelly – 116513.